Estamos Sozinhos No Universo? Conheça o Project Blue!

Trilhões de galáxias, cada uma delas com bilhões de estrelas. E os planetas?
Quantos planetas vocês acham que existem por aí ? Fica aí o exercício de casa para refletir.
Estamos sozinhos no universo ? Essa é uma pergunta que atormenta a humanidade desde sempre.

Que tal começarmos dando uma olhadinha em nossa vizinhança?
Esse é objetivo do Project Blue, procurar por planetas parecidos com a Terra em nossa vizinhança que tenham um tamanho aproximado entre 0,5 a 1,5 o tamanho da Terra com um telescópio espacial compacto. Com uma abertura de 45 a 50 centímetros, poderemos estudar diretamente a zona habitável do sistema estelar mais próximo da Terra, Alpha Centauri.

O resultado é que se algum planeta desse tipo existir, com oceanos e atmosfera, veremos um pequeno ponto pálido azul. A Pale Blue Dot!
Otendo sucesso, será a imagem mais detalhada de um sistema planetário interno em torno de uma estrela difrente do Sol.

O Project Blue

Nossa geração tem uma oportunidade única para descobrir planetas terrestres em torno de outras estrelas e o Project Blue poderia fazer esse avanço.
Além disso, qualquer planeta que o Project Blue descobrir será um excelente alvo para os futuros grandes telescópios que estão sendo desenvolvidos.
Será fantástico porque já temos um amplo catálogo no site da NASA HabEX Habitable Exoplanet Imaging Mission. Em conclusão, teremos uma grande onda de interesse para aplicar técnicas espectroscópicas e discernir detalhes sobre a natureza dos planetas e suas atmosferas.
O Project Blue será equipado com tecnologias avançadas de imagem em alto contraste embutidas em um coronógrafo com um espelho deformável controlando precisamente as frentes de ondas de luz de sistema multi-estrelas como Alpha Centauri A e B, e técnicas de pós-processamento especializadas.

O lançamento é previsto para 2021, e em 2022 quem sabe que o que está por vir.

Vamos ao espaço à procura de Pálidos Pontos Azuis.
Auf wiedersehen!