Os primeiros dados do Dark Energy Survey são liberados

Vocês já ouviram falar do DES, certo? Dark Energy Survey. Espero que sim!
O Dark Energy Survey (DES) é uma colaboração internacional, essa incluindo o Brasil, para mapear centenas de milhões de galáxias, detectar milhares de supernovas e encontrar padrões de estrutura cósmica que revelem a natureza da misteriosa energia escura que está acelerando a expansão do nosso Universo . O DES começou sua observação no céu do hemisfério sul em 31 de agosto de 2013.
Após 5 anos de observações, os primeiros dados, DR-1, dos 3 primeiros anos, foram publicados.

Primeiros resultados

A divulgação pública cumpre um comprometimento dos cientistas. Compartilhar suas descobertas com a comunidade da astronomia e o público. Os dados cobrem todo o footprint da DES, algo em torno de 5.000 graus quadrados, ou 1/8 do céu inteiro, e incluem cerca de 40.000 exposições tomadas com a Dark Energy Camera. As imagens correspondem a centenas de terabytes de dados e estão sendo lançadas juntamente com catálogos de centenas de milhões de galáxias e estrelas.
A Dark Energy Camera, principal ferramenta de observação do Dark Energy Survey, é um dos dispositivos de imagem digital mais poderosos existentes. Foi construído e testado no Fermilab, o laboratório principal do Dark Energy Survey, e montado no telescópio Blanco de 4 metros da National Science Foundation, parte do Observatório Interamericano do Cerro Tololo no Chile, uma divisão da NOA.

Telescópio Blanco de 4 metros, no Chile.

As imagens DES são processadas por uma equipe no National Center for Supercomputing Applications (NCSA) na Universidade de Illinois em Urbana-Champaign.
Se você tem interesse em acessar os dados, pesquisar, estudar, e etc, você pode acessar por este link abaixo:

• Post last modified:14/07/2020