Anel Descoberto em Torno de Haumea, um Planeta Anão Além de Netuno

Além da órbita de Netuno, há um cinturão de objetos compostos de gelo e rochas, dentre os quais destacam-se quatro planetas anões: Plutão, Eris, Makemake e Haumea.
Haumea é o menos conhecido dos quatro e foi recentemente o objeto de uma campanha de observação internacional que foi capaz de estabelecer suas principais características físicas.
O estudo, revela a presença de um anel ao redor do planeta.
Os objetos trans-netunianos são difíceis de estudar por causa de seu tamanho pequeno, seu baixo brilho e as distâncias enormes que nos separam deles.
Um método muito eficiente mas complexo reside no estudo de ocultações estelares, ou na passagem desses objetos em frente a uma estrela (como um pequeno eclipse), permite aos astrônomos determinar as principais características físicas de um objeto (tamanho, forma e densidade) e foi aplicado com sucesso aos planetas anões Plutão, Eris e Makemake.

Conceito artístico de Haumea e seu anel. Crédito: IAA-CSIC / UHU

Haumea é um objeto interessante: gira em torno do Sol em uma órbita elíptica que leva 284 anos para completar, e leva 3,9 horas para girar em torno de seu eixo, muito menos que qualquer outro corpo que mede mais de cem quilômetros de comprimento em todo o Sistema Solar.
Os dados recentemente publicados revelam que Haumea mede 2.320 quilômetros no seu maior eixo – quase o mesmo que Plutão.

• Post last modified:13/07/2020