ESO em parceria com o Observatório Real de Greenwich, na Inglaterra, anunciou os vencedores do “Insight Investment Astronomy Photographer of the Year 2020“. O Concurso de fotografia se estende por categorias, como nebulosas, auroras e planetas.
Dentre as 9 categorias, estão:
- Auroras: fotografias que mostrem auroras tanto no hemisfério norte como no hemisfério sul.
- Galáxias: objetos do espaço profundo que se encontrem além da Via Láctea, incluindo galáxias, aglomerados de galáxias e associações estelares.
- Nossa Lua: imagens da Lua, incluindo eclipses lunares e ocultações de planetas.
- Nosso Sol: imagens do Sol, incluindo eclipses solares e trânsitos.
- Pessoas e Espaço: fotografias do céu noturno que incluam pessoas ou um elemento de interesse humano.
- Planetas, Cometas e Asteroides: todo o restante Sistema Solar, incluindo planetas e seus satélites, cometas, asteroides e outras formas de restos zodiacais.
- Paisagens do céu: imagens de paisagens urbanas, marítimas ou campestres, onde o céu crepuscular ou noturno sejam proeminentes.
- Estrelas e Nebulosas: objetos do espaço profundo que se encontrem na Via Láctea, incluindo estrelas, aglomerados estelares, remanescentes de supernovas, nebulosas e outros fenômenos intergalácticos.
- Jovem Astrofotógrafo do Ano: fotografias tiradas por astrônomos iniciantes com menos de 16 anos de idade.
Há ainda dois prêmios especiais: o Prêmio Sir Patrick Moore for Best Newcomer, para a melhor fotografia tirada por um astrofotógrafo amador que tenha começado este hobby no último ano e que não tenha participado ainda neste concurso; e o Annie Maunder Prize for Image Innovation, para imagens processadas utilizando dados open source já existentes.

Crédito: Nicolas Lefaudeux / Insight Investment Astronomy Photographer
Nesse ano o prêmio geral foi para o fotógrafo francês Nicolas Lefaudeux, que apresentou uma perspectiva diferente da Galáxia de Andrômeda, a 2,54 milhões de anos-luz da Terra. “Essa imagem certamente foi minha favorita na competição desse ano e também me dá um grande sorriso cada vez que a vejo”, disse o fotógrado Ed Robinson, em comunicado.
Seguem abaixo os vencedores por categoria:
Pintando o céu




Raio de sol líquido




Região da cratera Tycho com cores




A senhorita verde




Espaço entre nós




A prisão da tecnologia




Inferno cósmico




Prêmio Sir Patrick Moore de Melhor Vencedor Novato – Ondas




Vencedor do prêmio Annie Maunder para inovação de imagem – Rio Negro




Jovem vencedor da competição, com apenas 10 anos de idade – Os quatro planetas e a Lua



