Cápsula da Crew Dragon da SpaceX com astronautas da Nasa retorna à Terra

Após dois meses na Estação Espacial Internacional, tripulação retornará à Terra no dia 2 de agosto de 2020 com a Cápsula Crew Dragon. O voo é o primeiro da SpaceX a ser tripulado.

Com o encerramento do programa de ônibus espaciais em 2011, os astronautas americanos realizavam as viagens à ISS através dos foguetes russos Soyuz.

A cobertura será transmitida em streaming pela NASA e irá mostar desde a entrada dos astronautas Bob Behnken e Doug Hurley a bordo da cápsula Crew Dragon até o spashdown no Oceano Atlântico, que assim encerrará missão.

Bob Behnken (à dir.) e Doug Hurley foram lançados ao espaço no fim de maio
Crédito: SpaceX

Desempenho da cápsula da Crew Dragon

“O veículo está indo muito bem”, afirmou Stich, completando que a Crew Dragon entregou resultados “um pouco melhores do que o previsto”, sendo assim, a cápsula poderia passar mais 100 dias ancorada, o que seria bem mais do que o necessário para o seu retorno.

Cápsula Crew Dragon
Crédito: SpaceX

“É meio difícil acreditar que a Endeavour esteja ancorado agora por três semanas e meia. […] O veículo está indo muito bem […] Estamos aprendendo muito sobre o veículo, nada que preocupe. Aprendemos a gerenciar os sistemas, aquecedores e desempenho térmico à medida que passamos pelas mudanças na órbita”

– Steve Stich, gerente do Programa de Tripulação Comercial da NASA

A Nasa também irá transmitir no dia 4 de agosto, ou seja, dois dias após sua chegada, uma conferência com a participação dos astronautas.

Em competição com a SpaceX, a Boeing também está trabalhando na produção do próprio sistema de lançamento. Ambas as empresas estão dentro do Programa de Tripulação Comercial da NASA recebendo investimentos que desde 2010 até este exato momento, somam aproximadamente $8.2 bilhões de dólares.

O calendário divulgdo pela NASA está sujeito à alterações, pois o retorno dependerá de questões climáticas.

  • Post last modified:30/07/2020
  • Reading time:2 min(s) read