Combate ao incêndio usando fogo com fogo. Entenda a técnica e polêmica

Com a grande repercussão do devastador incêndio que ocorre no Pantanal, o combate fogo com fogo gerou controvérsias. Com o incêndio, causando grande destruição, prejudicando a fauna e flora local, além da população indígena, entre outros, um vídeo circulou no whatsapp e gerou duras críticas aos brigadistas.

Apesar de trazer uma informação incorreta, o vídeo é verdadeiro, confirmado em nota pelo ICMBio.

“Aí, os brigadistas, em vez de apagar o fogo, estão tacando fogo. É brincadeira?”, disse a pessoa enquanto registrava as imagens em vídeo.

Brigadista no combate ao incêndio no Pantanal
Crédito: EPA

O que os brigadistas estão fazendo é justamente combater o fogo por meio de uma técnica chamada queima de expansão. Como algumas das técnicas para prevenir e combater incêndios, esta envolve usar o fogo contra o fogo. Ao queimar pequenas faixas do terreno para eliminar a vegetação que é combustível para incêndios. Desta forma, quando os focos chegam a essa faixa queimada, não há mais combustível, contendo o incêndio.

Na queima de expansão, os brigadistas queimam faixas de vegetação seca para expandir a “margem de segurança”, explica um analista do Ibama/PrevFogo.
Explica ainda, que preferencialmente a técnica é feita “na linha mais reta possível”. Ao criar ângulos, cria-se também a oportunidade maior de perder o controle desse fogo. Portanto, tratava-se do que os brigadistas faziam no video.

O vídeo foi gravado no dia 13 de setembro, enquanto brigadistas do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, tentavam conter o fogo na região próxima da Estação Ecológica de Taiamã.

Rio Paraguai ao fundo e linha onde foi aplicada a técnica.
Crédito: Bruno Cambraia

O que se chama queima de expansão é uma das técnicas de prevenção ou contenção do fogo, podendo acabar confundindo leigos no assunto.

Técnicas como o aceiro negro, faixas longas e lineares construídas antes de o incêndio acontecer, também cria uma linha de fogo contínua que vai de encontro com o incêndio, porém este recurso é aplicado em último caso.

Usar o fogo de maneira controlada, impedindo grandes incêndios, é algo que os povos originários, como até mesmo os aborígenes, na Austrália, já faziam uso.

  • Post last modified:18/09/2020
  • Reading time:2 min(s) read