Elon Musk publica foto de 3 motores Raptor instalados na SN8

A gigante SpaceX vem trabalhando arduamente no desenvolvimento de seus protótipos Starship. Sendo assim, uma das atualizações mais quentes a serem compartilhadas com o público, foi o 8º protótipo da Nave (SN8) com 3 motores Raptor para realizar os planejados 15,25 km (50.000 pés).

Os motores Raptor foram adicionados após o SN8 passar por algumas provas na semana passada. Ainda que tenha ocorrido um pequeno vazamento no primeiro teste, a equipe foi capaz de solucionar o prolema nos testes seguintes.

Houve também uma falha no tanque de teste SN7.1 na noite de 23 de setembro, ocorrendo após dois testes bem-sucedidos de salto com os protótipos SN5 e SN6, que pousaram com sucesso após seu voo de 150m.

Após a remoção das gavetas de empuxo abaixo da fuselagem do SN8, 3 motores Raptor (modelos SN39) foram instalados.

Com a instalação dos motores, a empresa se prepara para seu 1º teste de fogo estático, onde vários motores serão acionados simultaneamente. Antes disso, as equipes de solo farão uma extensa bateria de testes com o SN8, com testes de abastecimento, rotação e pré-queima. Após a conclusão, os dados serão revisados, determinando o desempenho dos motores e sistemas relacionados.

Em seguida, ocorrerá a integração do cone do nariz com superfícies aerodinâmicas. Imagens transmitidas ao vivo capturadas por Mary McConnaughey da NASA Spaceflight mostraram o nariz da nave recebendo suas nadadeiras e sendo movido para o quebra-vento da instalação.

Nariz da nave recebendo suas nadadeiras e sendo movido para o quebra-vento da instalação.

SN8 e Protótipos Futuros

De acordo com os planos, o SN8 irá realizar o teste de salto mais alto já executado, que também envolverá uma manobra de “barriga para baixo” testando as superfícies aerodinâmicas da nave.

A manobra terá início no momento em que o SN8 começar a descer após atingir sua altitude máxima, ponto em que a equipe de solo desligará os motores e inclinará a fuselagem do protótipo em direção ao solo. Na descida, seus motores serão reacendidos no último segundo.

Enquanto isso, o protótipo SN9 está localizado dentro de Mid Bay em Boca Chica e os preparativos estão em andamento para empilhar o SN10 na baía oposta. O SN11 também está se preparando para operações de empilhamento, assim como seções foram vistas chegando às instalações que deverão ser usadas para formar os protótipos SN12, SN13 e SN14.

  • Post last modified:16/10/2020
  • Reading time:3 min(s) read