A startup canadense Kepler Communications realizou no dia 28 de setembro o lançamento dos 2 primeiros satélites construídos em suas próprias instalações. A empresa do ramo de telecomunicações segue intensificando seus planos de implantar uma constelação para serviços de dados.
Os cubos XL de 6 unidades, conhecidos como Kepler-4 e Kepler-5, faziam parte das 15 cargas úteis secundárias smallsat intermediadas pela Exolaunch. Estas foram lançadas em um Soyuz-2.1b do cosmódromo de Plesetsk no norte da Rússia. A carga útil principal para o lançamento foi um trio de satélites Gonets para o governo russo.
Os dois satélites Kepler são os primeiros satélites “GEN1” para a empresa após o lançamento de 3 protótipos, sendo 2 em 2018 e o 3º em 2 de setembro em uma missão Rideshare dedicada à Vega. Todos os protótipos foram construídos em cooperação com AAC Clyde Space.

Crédito: Kepler Communications
Aprimoramento da produtividade dos Satélites
Os novos satélites GEN1, no entanto, foram construídos pela fábrica de satélites que estabeleceu em sua sede em Toronto em 2019.
A Kepler afirma que os desafios em amadurecer a cadeia de suprimentos na indústria de fabricação de satélites a levaram a estabelecer uma capacidade de produção interna em vez de trabalhar com um fabricante existente.
Essa capacidade de produção interna poderá possibilitar à empresa maior agilidade na produção de seus satélites. Além disso, a Kepler acredita que isso também permitirá uma melhor relação custo-benefício associada à inovação.
Preparativos para novo lançamento dos Satélites Kepler
Os satélites incorporam melhorias em potência e controle térmico aprimorado, bem como atualizações para a carga útil de comunicações.
Além disso, os satélites fornecerão comunicações para grandes arquivos de dados e serviços de internet para rastreamento e monitoramento de ativos.
Os próximos satélites da Kepler serão lançados em dezembro de 2020. A empresa entretanto, ainda não revelou detalhes sobre o lançamento.