Lançamento Ariane 5 com satélites Galaxy 30/MEV-2 e BSAT-4b

Em seu quinto lançamento de 2020, a Arianespace dessa vez lança três satélites, o Galaxy 30, MEV-2 e BSAT-4b, usando um foguete Ariane 5.

Com esta 253ª missão Ariane, a Arianespace mais uma vez serve às ambições dos principais operadores de satélite, contribuindo para a melhoria da vida na Terra.

Satélite Galaxy 30

O Galaxy 30 (G-30) será o primeiro satélite de substituição na América do Norte da Intelsat atualizando a frota Galaxy. Fornecerá recursos de distribuição de transmissão de alto desempenho, incluindo mídia de streaming ultra-alta definição (UHD) e over-the-top (OTT), enquanto
também oferece suporte a soluções de banda larga, mobilidade e rede corporativa

Satélite MEV-2

O Mission Extension Vehicle-2 (MEV-2) é fornecido pela Northrop Grumman para a subsidiária integral da empresa, SpaceLogistics LLC. O Intelsat 10-02 será o primeiro cliente do MEV-2. Uma vez
ancorado, ele controlará a órbita do satélite usando seus próprios propulsores. Após sua missão no Intelsat 10-02, o MEV-2 será desencaixado e estará disponível para o veículo de outro cliente.
O primeiro MEV, MEV-1, foi lançado em outubro de 2019 e ancorado no Intelsat-901 em Fevereiro de 2020.
Após o MEV-2, a Northrop Grumman e a SpaceLogistics estão desenvolvendo uma nova geração de veículos de manutenção via satélite que poderiam anexar jetpacks de propulsão a várias naves em uma única missão.

Satélite BSAT-4b

O satélite BSAT-4b serve como um sistema de backup para o BSAT-4a lançado em setembro de 2017. Será o 10º lançamento de B-SAT, e o satélite fornecerá Televisão Direta para Casa (DTH) para garantir uma definição excepcional de alta velocidade de 4K / 8K
(UHD) em todo o arquipélago do Japão – como o seu gêmeo BSAT-4a. Ele foi projetado para fornecer serviços por 15 anos ou mais.
A B-SAT é uma empresa japonesa criada em abril de 1993 para gerenciar aquisição de satélites, controle e gerenciamento de satélites de transmissão, fornecimento de estações de transmissão básicas e todas as operações e negócios relacionados. Arianespace tem lançado todos os satélites B-SAT desde a sua criação.

A coifa da carga útil que contém três satélites comerciais em cima do foguete Ariane 5.
Crédito: ESA / CNES / Arianespace – Foto Optique Vídeo do CSG – P. Baudon

Assista ao lançamento no canal Café e Ciência no YouTube!

Confira os próximos lançamentos de foguete no calendário do site.

Confira abaixo o Press-kit completo disponibilizado pela própria Arianespace.

  • Post last modified:31/07/2020
  • Reading time:3 min(s) read