NASA planeja U$ 28 bilhões para levar astronautas à Lua em 2024

O plano divulgado na segunda-feira, 21 de setembro continha alguns novos detalhes não divulgados anteriormente pela NASA, ainda que já exista há quase 5 anos. Estima-se que para retornar os astronautas à superfície da lua antes do final de 2024, o investimento necessário seja de 28 bilhões de dólares.

O foguete de carga pesada do Sistema de Lançamento Espacial da NASA, deve voar para as vizinhanças da lua em uma cápsula Orion. Em seguida, ser transferido para um módulo lunar desenvolvido comercialmente para transportar os astronautas para a superfície lunar.

O novo orçamento divulgado pela NASA descreveu a abordagem da agência sobre o pouso de astronautas na Lua pela primeira vez, isto, desde a missão Apollo 17 em dezembro de 1972. O programa de nome Artemis, abrange o SLS, Orion, Human Landing Systems e o Gateway. O Gateway é uma plataforma com orientação humana em órbita lunar. Sendo assim, que acabará servindo como ponto de partida para missões à lua.

O astronauta Harrison “Jack” Schmitt na missão Apollo 17 em dezembro de 1972.
Crédito: NASA

Astronautas de volta à Lua, finalmente

O administrador da NASA, Jim Brindenstine afirma que a agência possui todos os principais sistemas e contratos em vigor para garantir que estamos cumprindo a ambiciosa meta do presidente de devolver astronautas americanos à Lua pela primeira vez desde 1972.

A administração do presidente Donald Trump instruiu em 2019, o pouso da primeira mulher e o próximo homem na lua até o final de 2024, aumentando o cronograma anterior de pouso na lua da agência espacial em quatro anos.

O Gateway, ainda que não seja necessário na missão Artemis 3, em 2024, também terá contribuições internacionais do Canadá, Europa e Japão. A NASA afirma que as lições aprendidas acabarão por contribuir para o planejamento de uma expedição humana a Marte.

Conceito artístico de uma espaçonave Orion na lua.
Crédito: NASA

Detalhes sobre a fase 1 do programa Artemis 3

A NASA projeta que as partes do programa Artemis necessárias para o pouso na lua de 2024. Esta será a Fase 1, custando 28 bilhões de dólares até o ano fiscal de 2025, que começa em 1º de outubro de 2024.

O número representa os custos associados aos próximos quatro anos no programa Artemis para pousar na lua até 2024. Portanto, isso inclui o financiamento do SLS, do Orion, o sistema de pouso humano, os trajes espaciais, entre outros.

Oficiais da NASA preveem que a tripulação do Artemis 3 passará quase uma semana na superfície lunar para conduzir de 2 a 4 excursões lunares. Em seguida, os astronautas irão decolar e voltar para a espaçonave Orion para levá-los de volta à Terra.

  • Post last modified:22/09/2020
  • Reading time:3 min(s) read