O próximo veículo espacial da Nasa pode descobrir vida em Marte

O que é a Mars 2020?

A Missão entitulada “Mars 2020” tem como objetivo principal a procura de sinais de vida em Marte através de material coletado do solo que serão posteriormente estudadas em um possível retorno à Terra.

Para realizar esse trabalho, a NASA desenvolveu o rover Perseverance, que partirá da Terra no dia 30 de julho, de Cabo Canaveral, Flórida.

A duração da missão prevê ao menos 1 ano em Marte, equivalente a aproximadamente 687 dias em território terrestre. O pouso está previsto para o dia 18 de fevereiro de 2021 na Cratera Jezero, Marte.

Rover Perseverance
Créditos: NASA

Tecnologia do rover Perseverance

O investimento de $2.7 bilhões carregará a primeira aeronave marciana e instrumentos sofisticados para a missão no Planeta Vermelho. O Perseverance terá acoplado à sua estrutura o helicóptero Ingenuity, tecnologia que irá auxiliar a exploração.

O Ingenuity estudará o terreno em um determinado raio a volta do rover recebendo dos cientistas, comandos que serão executados no momento programado.

Os primeiros dados serão recebidos algumas horas após o voo, entretanto informações mais detalhadas serão recebidas somente ao longo de um ou dois dias posteriores.

Ilustração do Helicóptero Ingenuity
Crédito: NASA/JPL-Canaltech

Obeservações anteriores como a Missão Curiosity coletaram informações que inculem a existência de um oasis, porem essas informações ainda são incapazes de constatar qualquer evidência de vida até o momento.

Cientistas hipotetizam que poderosas tempestades solares podem ser a principal causa de mudanças na atmosfera do planeta. O território já possuiu mais características em comum com a Terra anteriormente a mudança atmosférica sofrida. Sendo assim, levantam a grande possibilidade de ter havido vida microscópica há mais de 3.7 bilhões de anos atrás, bem como acredita-se que a vida microbiana pode ter se iniciado na Terra há 4.1 bilhões de anos.

Enquanto isso, pesquisadores continuam na expectativa de finalmente encontrar a tão aguardada resposta para a pergunta: “Existe vida em Marte?”

  • Post last modified:30/07/2020
  • Reading time:2 min(s) read