O incrível salto de 250 metros da Starship | SpaceX

Starship é o nome dado a nave da SpaceX que foi projetada para que humanos possam realizar viagens com destinos como a Lua e Marte. A realização do que por tanto tempo parecia utopia, entretanto está mais próximo do que imaginávamos.

Este é um veículo de lançamento totalmente reutilizável, em desenvolvimento pela SpaceX. Teve inicio em 2012, sendo este um projeto de voo espacial privado. Resumindo, temos como objetivo nesse projeto da gigante SpaceX, a materialização do sonho do próprio Musk. Colonizar Marte!

Todavia, ainda com o entusiasmo de Musk nas redes sociais, a Starship está atrasada no cronograma. Visto que, a previsão era que a esta altura, a nave já estaria decolando em voos de testes muito maiores.

Elon Musk, CEO da SpaceX
Elon Musk: CEO da SpaceX
Crédito: SpaceX

O Salto do SN5 da Spacex

“Marte parece real”, disse Elon Musk, CEO da SpaceX, após o novo teste bem sucedido da Starship.

Depois do “salto” de 150 metros de altitude do protótipo SN5 no voo de 50 segundos, o projeto avança para a próxima etapa de experimentações. Assim, a missão seguinte segue em planejamento, para isso, serão realizados vários saltos curtos para suavizar o processo de lançamento até que seja possível subir a grandes altitudes.

No vídeo da SpaceX, alguns detritos aparecem se soltando do suporte de lançamento. Após a decolagem, uma parte do motor parecia estar em chamas. Contudo, não parece ter causado problemas no voo ou na integridade da nave.

Lançamento do SN5
Lançamento do Protótipo Starship em 2 de agosto de 2020
Crédito: SpaceX

SpaceX, Starship e Nasa

Como parte do programa Artemis da NASA, em abril de 2020, a SpaceX foi uma das três organizações selecionadas para o desenvolvimento de projetos de módulo lunar para o programa de voltar à Lua, recebendo financiamento de US$135 milhões para uma fase de design inicial de 10 meses.

A versão final da nave Starship contará com 6 motores Raptor, 50 metros de altura e capacidade para transportar até 100 pessoas. Será lançada sobre o foguete Super Heavy. A grande expectativa é que o Starship seja o veículo que levará humanos para dar início à colonização de Marte, possivelmente, na década de 2030.

A empresa planeja lançar cargas comerciais úteis usando a espçonave Starship, não antes de 2021.

  • Post last modified:13/08/2020
  • Reading time:2 min(s) read