Vazamento na Estação Espacial Internacional

Engenheiros trabalham para solucionar um pequeno vazamento de ar na Estação Espacial Internacional. Segundo a NASA, o problema foi identificado em setembro de 2019. Ainda que não represente ameaça, a equipe planeja se isolar no segmento russo Zvezda da estação para que os engenheiros identifiquem a localização do vazamento.

Neste caso, é necessário que todas as escotilhas da estação sejam fechadas. Assim, os controladores podem monitorar a pressão de ar em cada módulo.

O objetivo deste tipo de teste consiste em determinar qual módulo apresenta uma taxa de vazamento acima do normal.

Cosmonautas russos, Ivan Vagner e Anatoly Ivanishin na ISS.
Crédito: NASA

A tripulação à bordo da Estação Espacial

Os três membros da tripulação foram lançados na estação a bordo da espaçonave Soyuz MS-16 / 62S em 9 de abril de 2020.

A astronauta Kate Rubins e outros 2 cosmonautas estão programados para lançamento em 14 de outubro de 2020. Na semana seguinte, o comandante Cassidy e seus 2 companheiros planejam retornar. A NASA planeja enviar mais quatro tripulantes a bordo de outra cápsula Crew Dragon ainda em 2020. Portanto, a equipe aumentrá para 7 pessoas.

Os engenheiros pretendem identificar e tampar o vazamento antes que os outros membros cheguem e apenas 3 estão a bordo. Dessa forma, o fechamento dos módulos necessários para a solucionar o problema se torna mais simples. Enquanto isso, a equipe aguarda no módulo russo Zvezda, com acesso à espaçonave Soyuz MS-16/62S e ao módulo de pesquisa Poisk.

A atmosfera da estação é mantida a uma pressão confortável para os membros da tripulação. Entretanto, um pouco desse ar vaza com o tempo. Isso exige a repressurização de rotina dos tanques de nitrogênio, que são entregues em missões de reabastecimento de carga. Deste modo, o objetivo é que a atmosfera se se mantenha o mais próximo possível da atmosfera terrestre.

Contudo, o vazamento se mantém dentro das especificações do segmento e não apresenta perigo imediato para a tripulação.

  • Post last modified:26/08/2020
  • Reading time:2 min(s) read