Rompimento do cabo causa dano no Observatório de Arecibo

Um dos cabos auxiliares de apoio de uma plataforma de metal acima do Observatório de Arecibo em Porto Rico teve um rompimento que ocorreu na segunda-feira (10), por volta das 3:45 GMT-3.


O resultado, foi um corte de 30 metros de comprimento na placa refletora do telescópio. Com a queda do cabo de três polegadas, os danos atingiram cerca de 6 a 8 painéis no Domo Gregorian, torcendo sua plataforma de acesso.


As operações no observatório gerenciado pela UCF são interrompidas até que os reparos possam ser feitos.As causas ainda estão sendo investigadas.

“Temos uma equipe de especialistas avaliando a situação”, diz Francisco Córdova, diretor do observatório. “Nosso foco é garantir a segurança de nossa equipe, protegendo as instalações e equipamentos, e restaurando as instalações para todas as operações o mais rápido possível, para que possa continuar a ajudar os cientistas em todo o mundo.”

Engenheiro e Diretor do Observatório Arecibo
Crédito: Arecibo Observatory

Danos anteriores no Observatório Arecibo

A UCF administra a instalação da NSF sob um acordo cooperativo com a Universidad Ana G. Méndez e Yang Enterprises Inc. A instalação abriga um dos telescópios mais poderosos do planeta. Esta, é usada por cientistas de todo o mundo para conduzir pesquisas no áreas de ciências atmosféricas, ciências planetárias, radioastronomia e astronomia de radar.


Arecibo também é o lar de uma equipe que administra o Projeto Radar Planetário. O projeto recebe apoio do Programa de Observação de Objetos Próximos à Terra da NASA.


A instalação sofreu com muitos furacões, tempestades tropicais e terremotos desde que foi construída, há 50 anos. Os reparos por conta do furacão Maria em 2017 ainda estão em andamento. Contudo, a instalação permaneceu contribuindo com avanços significativos na pesquisa espacial na área de ondas gravitacionais, caracterização de asteroides, exploração planetária etc.

Danos causados pela queda do cabo no Observatório Arecibo.
Crédito: Arecibo Observatory.

As instalações da National Science Foundation foram fechadas enquanto os engenheiros analisam os danos. A extensão dos reparos necessários para colocar o telescópio novamente em operação estão sendo analisadas.

  • Post last modified:14/08/2020
  • Reading time:2 min(s) read