Delta 4-Heavy se prepara para novo lançamento na madrugada de sábado

A United Launch Alliance, liberou nesta quinta-feira, 24, a continuação dos preparativos para a 3ª tentativa de lançamento de um foguete Delta 4-Heavy e um satélite espião ultrassecreto do governo. O lançamento ocorrerá em Cabo Canaveral nos EUA no próximo sábado, 26, à 1:14 horário de Brasília. Esta é a 1ª de 2 missões prestes a decolar na Flórida neste fim de semana.

A ULA convocou uma Revisão de Prontidão de Lançamento com a intenção de avaliar o status dos preparativos. A decisão das autoridades foi unanime, e o procedimento então, continuado.

Este será o 41º voo de um foguete Delta 4 desde 2002 e o 12º a usar a configuração de carga pesada do foguete.

Missões de lançamento Delta 4-Heavy abortadas

O lançamento entretanto, já foi adiado 2 vezes. A última tentativa em 29 de agosto foi abortada automaticamente apenas três segundos antes da decolagem.

A ULA disse que a causa do adiamento da missão, foi uma falha de componente interno do regulador do sistema de aterramento.

São utilizados 3 reguladores de taxa de fluxo na plataforma de lançamento no sistema de gás hélio de alta pressão. Este, gira as turbinas nos 3 motores principais RS-68A da Delta 4-Heavy. O motor de estibordo do foguete disparou normalmente, mas um regulador do motor central não abriu.

O foguete Delta 4-Heavy da ULA antes de uma tentativa de lançamento em agosto de 2020.
Crédito: United Launch Alliance

Condições climáticas para o lnçamento do Delta 4-Heavy

Em uma atualização nesta semana, foi informado que os reguladores foram reformados e as unidades testadas no Centro Espacial Stennis da NASA, no Mississippi. Os reguladores foram então reinstalados na plataforma de lançamento Delta 4.

De acordo com o 45º Esquadrão Meteorológico da Força Espacial dos EUA, a chance de clima estável durante a janela de lançamento é de 60%.

Os meteorologistas prevêem chuvas dispersas e tempestades isoladas em toda a Costa do Espaço na tarde de sexta-feira, 25. Espera-se que as pancadas de chuva diminuam no final da noite, mas há uma chance de que a cobertura de nuvens persistente viole as regras que proíbem o lançamento de um foguete nos céus com nuvens espessas ou nuvens de detritos deixados por tempestades.

Detalhes do lançamento do Delta 4-Heavy

A equipe Delta 4 expressará sua aprovação para prosseguir com o lançamento durante uma espera pré-planejada na contagem regressiva em T menos 4 minutos.

Com a retomada da contagem regressiva, os tanques serão pressurizados e o foguete ligado à alimentação interna antes que a sequência de ignição comece em T menos 7 segundos para os três motores principais RS-68A do lançador.

Os 3 motores movidos a hidrogênio impulsionarão o veículo mais poderoso da frota da ULA em uma trajetória a leste do Cabo Canaveral.

Detalhes da missão não divulgados

O Delta 4-Heavy está lançando uma carga útil para o National Reconnaissance Office, dono da frota de satélites de coleta de inteligência do governo dos EUA. Entretanto, a missão é designada NROL-44, e o NRO não divulgou detalhes sobre o propósito ou projeto da carga útil.

A carenagem trisectora, projetada especialmente para acomodar grandes satélites NRO e militares, se desprenderá do lançador em 3 partes, em vez de em 2 metades, como coberturas de carga útil usadas na maioria dos outros foguetes.

À partir de então, o ULA encerrará sua cobertura ao vivo do lançamento sob ordens do NRO, e o resto da sequência de lançamento ocorrerá sem nenhuma atualização em tempo real sobre o andamento do voo.

Acompanhe aqui a cobertura do lançamento.

  • Post last modified:24/09/2020
  • Reading time:4 min(s) read